segunda-feira, 25 de novembro de 2013

OS VAI E VENS E O AMOR





Ainda que de muito venhamos, a saber, nada saberemos realmente. Ao menos não desse saber esquadrinho. Sempre haverá no oceano aquele fundo oculto de um abismo, onde a vida pulsa diferente e existe por resistência uma luz. Os organismos criam luz própria, e por assim ser, seus olhos se fazem grandes. A pergunta certa a se fazer então, não é sobre as extensões a desvendar. Antes, é qual tamanho dos nossos olhos. Quem diria vir à mente todas essas perguntas por um simples gesto de observar um aquário. Quadro pequeno de vidro, peixes. Monótono e repetitivo aos que transitam apressados. Ao mesmo tempo, esclarecedor e verdadeiro, para os que param de olhos grandes. Quem diria também, que o açúcar, contra indicado a um velho, viria a formar energia para alimentar tal deslumbre de pensamento. E quando a mente vaga, quando os peixes movem-se contra as correntes internas daquela caixa, precipita o coração, tremulam as mãos e correm os pés a sentar-se, na varanda, sob o céu azul. A cadeira de balanço pende, volta, como as ondas no lençol d’água, como as pálpebras que descortinam os olhos, como o pulso que rega o corpo e tudo isso resume uma memória, um acalento, que faz do amor (de amar) uma quietude sabia de velho. 
Ha, mais aos que ali passam de canto dobrando a vista sobre a situação, concluem não passar tudo de uma rotina maçante. Todos os dias, sempre as mesmas horas, mantém aquele velho a face vidrada no horizonte. - Qual horizonte, dizem, se não caminha a lugar algum, esta sempre a balançar-se para lá e para cá, repetitivamente, todas as tardes. Mal sabem os senhores em seus afazeres – pois seria à suas gravatas, ainda mais impressionante – que aquelas rugas também se sentam ali, na mesma posição, durante as manhas e as noites. E que seu dia é a infinitude da linha azul do céu, onde pousa a paz e a esperança das nuvens. E das impressões, do velho sobre os peixes e dos caminhantes sobre o velho, e vice e versa para os três, deduz-se que a todos, sempre há outros a criar aquários, sempre há aqueles que não podem ver o esforço da vida, e não respiram mais que para ter fôlego.
           Pela curiosidade de quem vê onipresente o caso, terá que se perguntar. Acho que por ser eu mesmo, vestido de velho a balançar-me em uma cadeira, de olhos fixos a áurea celeste a procurar as linhas que firmam a magnitude e as estrelas, e se descubro, corro a colher um pedaço para unir-me a uma também, uma de nome definido e brilho inconfundível. Perguntar-se sobre amor ou amar, és um sujeito – amor – em nós ou uma fúria de movimento – amar. A resposta ainda parece impossível, porque tenho amor como uma ideia, energia luz que me aquieta, e tenho-o também como amar, um frenesi nos pés para encontra-la. 

Um comentário:

  1. Encontra-me aqui, onde sempre estive, à sua procura, olhos no horizonte também, pois é de lá que você vem, quando longe, esperança, e quando perto, a personificação desse sujeito, amor. E o amar é a dança que fazemos juntos, sabendo fazê-la só em dois, de nomes e cheiros certos

    ResponderExcluir